Código: | DESP12 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DESIII | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Fernando Jorge Lourenço dos Santos |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Fernando Jorge Lourenço dos Santos |
Português
Conhecer os fundamentos básicos da prática do futebol. Conhecer e desenvolver competências ao nível das unidades de formação metodologia do treino do futebol, técnico-tática do futebol, capacidades motoras do futebol, psicologia aplicada ao futebol, arbitragem e leis de jogo de futebol e gestão e organização do futebol
Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto da modalidade.
Arbitragem e Leis de Jogo
Gestão e Organização do Futebol
Capacidades Motoras do Futebol
Metodologia do Treino do Futebol
Psicologia Aplicada ao Futebol
Técnico-Tática do Futebol
Esta UC pretende-se fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática da modalidade, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.
As sessões serão baseadas na vivência de atividades de futebol, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.
A UC Desportos III reporta-se aos conhecimentos e competências essenciais para levar a cabo tarefas de monitorização, organização e gestão de atividades, com aplicabilidade em diferentes contextos de prática.
As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática do futebol; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões.
Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora).
- Avaliação da execução prática em aula e grau de progressão nas aprendizagens- 40%.
- Avaliação de situações específicas de intervenção pedagógica - 15%.
- Participação e empenhamento - 5%.
Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
- 1 Teste escrito - 20%.
- 1 Trabalho de grupo sobre observação e análise (trabalho escrito e apresentação em aula) – 20%
O aluno obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9,5 valores.
O aluno que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida, para as aulas práticas, não obterá aprovação na respetiva UC.
Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
|